O uso do software de Gestão Estratégica como facilitador no trabalho de consultoria

Atualizado: 24 de Mai de 2019

Utilizar a experiência e habilidades para criar uma intervenção positiva dentro das instituições, ou mesmo uma mudança estrutural, é tarefa rotineira dos consultores. Algumas vezes a empresa precisa de apenas pequenas correções, outras vezes, é necessária uma completa transformação na linha de organização.


Utilizar a experiência e habilidades para criar uma intervenção positiva dentro das instituições, ou mesmo uma mudança estrutural, é tarefa rotineira dos consultores. Algumas vezes a empresa precisa de apenas pequenas correções, outras vezes, é necessária uma completa transformação na linha de organização. Quando a mudança é grande, como o consultor pode deixar um legado tangível para a organização? É o que veremos nos próximos parágrafos!

Colocando a consultoria em números

Quem já está há muito tempo na área, sabe que não é função do consultor tomar decisões, mas sim, assessorar seus clientes para que eles possam aplicar as propostas e planos de consultoria da melhor maneira possível. Durante as etapas de planejamento e execução da consultoria, o cliente precisa adquirir a percepção do trabalho, assim como a estratégia precisa de um suporte físico, algo que a torne palpável ao cliente e com o qual ele consiga identificar a prestação de serviço sendo realizada.

É muito comum vermos bons projetos com planejamentos bem realizados, mas que acabam sendo engavetados. Uma vez que o consultor vai embora, o relatório de planejamento não se realiza na prática, e a culpa geralmente recai na consultoria. Por isso, contar com uma ferramenta que tangibiliza a consultoria é importante para que haja tanto um comprometimento da parte da organização e suas equipes quanto para que uma avaliação seja realizada com critério. Assim, o cliente consegue verificar o que foi realmente executado e alcançado. 

Segundo Renan Chagas, consultor em planejamento estratégico e diretor da GrowUp Estratégia Empresarial, é importante que no ato de contratação, o consultor deixe claro para o cliente quais são as etapas do projeto e o cronograma de evolução e quais serão as entregas de cada etapa. Também é essencial mensurar quais impactos serão trazidos para dentro da empresa, seja financeiro, aumento de vendas, lucratividade, redução de custos, bem como outros serviços, e que tudo isso fique registrado em ata. 

Um sistema para apoiar a sua consultoria

O software Gestão Estratégica é uma ferramenta que auxilia o consultor a tangibilizar a proposta. Depois de realizado o diagnóstico, análises, sínteses e a planificação de medidas, o cliente pode se perder nas fases de aplicação e avaliação. Uma equipe dispersa, o não cumprimento de prazos, ausência de feedback, tudo isso são fatores que prejudicam a execução da estratégia.

Para Guilherme Barbassa, diretor executivo da Stratec, o uso do Gestão Estratégica auxilia o consultor em dois momentos principais. Primeiro, no instante da venda, que é quando o consultor está vendendo o seu projeto de consultoria, isto é, seu conhecimento que, aplicado,  visa uma melhoria de resultado. O segundo momento é o da execução em si, já que o cliente tem dificuldade de visualizar esse serviço, como ele será feito e entregue. O software auxilia nesses processos, porque através dele, o cliente consegue perceber a estrutura do planejamento antes e depois de realizado. “Quando o software é oferecido junto com a consultoria você passa a oferecer uma solução e não somente um serviço. Esse planejamento será traduzido em coisas concretas”, diz Guilherme.

Chagas também aponta algumas funcionalidades que o software traz que podem ser benéficas como modelos de reunião com apresentações já programadas, ferramentas gráficas, a mobilidade que permite seu uso de forma remota e o agrupamento de informações em um canal de informação. Além disso, Chagas aponta que o software é um grande facilitador, auxiliando nas reuniões de análise crítica como repositório de mensuração e possibilitando a identificação do que não foi realizado, além da proposição de ações corretivas e de melhoria.

Com isso, percebe-se que o Gestão Estratégica tem uma série de funcionalidades que permitem ao consultor iniciar, planejar, acompanhar e verificar sua estratégia dentro das organizações de uma maneira muito mais precisa e verificável. Temos condições especiais para consultores parceiros.


Quer saber mais sobre o software degestão estratégica clique aqui.

0 visualização
  • w-facebook

© 2016 GROWUP.  Produzido por WBI On Life