PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Todos os especialistas em gestão concordam que o futuro de uma organização está intimamente ligado ao seu plano estratégico:
“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”
John L. Beckley
“Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nesses tempos globalizados”
Michael Porter
“Assumir uma atitude responsável perante o futuro sem uma compreensão do passado é ter um objetivo sem conhecimento. Compreender o passado sem um comprometimento com o futuro é ter conhecimento sem objetivo”
Ronald T. Laconte
“O planejamento é um instrumento para raciocinar agora sobre os trabalhos e ações que serão necessários hoje para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”
Peter Drucker
A GrowUp tem mais de 20 anos de experiência na aplicação de uma metodologia PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO que é composta por uma Reflexão Estratégica, elaboração do Plano Estratégico e a implantação do Ritual de Gestão Estratégica que garantirá o atingimento dos objetivos e metas definidos pela organização.
Ao longo da aplicação do Método GrowUp
são respondidas as seis perguntas estratégicas:
1 - Quem somos?
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Missão e Valores da empresa
2- Para onde vamos?
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Visão de futuro e Metas
3 - Onde estamos?
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Análise dos Cenários Interno e Externo
4 - Qual o caminho mais garantido?
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Diagnóstico estratégico
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Escolha da Estratégia
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Definição do Diferencial Competitivo
5 - Como faremos esta viagem?
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Mapa Estratégico BSC
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Projetos Estratégicos
6 - Como vamos nos guiar?
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Indicadores
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Ritual de Gestão Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - ABORDAGEM GROWUP
Objetivo:
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Planejar o crescimento da empresa de forma sistemática, analisando o cenário competitivo e interno da organização.
Resultados:
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Missão, Visão e Valores definidos e/ou revisados;
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Meta definidas;
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Definição da estratégia, diferencial competitivo e Objetivos Estratégicos;
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Desdobramento da estratégia em um Mapa Estratégico;
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Planos de ação Projetos a serem implantados a curto, médio e longo prazo identificados e descritos em 5w2h;
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Painel de Gestão por indicadores definido;
Metodologia:
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Reunião de Start: Identificação dos membros do Comitê Estratégico e coordenador do projeto, cronograma e definição da captura de informações preliminares;
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Análise de cenário interno: através da percepção dos colaboradores – Voz do Colaborador;
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Workshop: Definição e/ou revisão da Missão, Valores , análise de cenário externo e interno, diagnóstico estratégico, definição do diferencial competitivo e das diretrizes estratégicas, identificação dos projetos estratégicos e definição de metas e indicadores de gestão;
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Elaboração e validação do mapa estratégico: Mapa BSC – Balance Scorecard
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Detalhamento dos Projetos Estratégicos: elaboração do cronograma físico e financeiro dos projetos e planos de ação;
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Entrega do relatório final para o comitê estratégico;
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Apresentação do Planejamento Estratégico para os colaboradores;
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Reuniões de análise crítica (Ritual de Gestão): realizadas mensalmente com o objetivo de acompanhar os indicadores, status dos projetos e correção de rotas.

Um planejamento estratégico pode ser comparado a uma viagem longa de um veleiro: o Veleiro e seus equipamentos representa os ativos da empresa, os velejadores a equipe com o seu comandante, as velas e o leme as ferramentas de gestão que podem ser ajustadas conforme o cenário (correntes marítimas, ventos, etc...), o porto de destino é a visão de longo prazo e os portos intermediários as metas anuais.
"Um bom comandante é aquele que sabe ajustar as velas para uma viagem segura ao seu destino."