PLANO DE NEGÓCIOS

Se você pensa em expandir o seu negócio ou planeja empreender e montar a sua própria empresa o primeiro passo a ser dado é a elaboração de um Plano de Negócios.

Um plano de negócio serve para:

  • Identificar o tamanho de um mercado, seus concorrentes, a forma  que os clientes compram e quais são os problemas que eles querem resolver

  • Quem são os concorrentes existentes no mercado e como eles atuam

  • Quais os investimentos necessários

  • Qual os processos operacionais e de gestão necessários para a empresa funcionar de forma eficaz

  • A empresa é viável?

Objetivos do Plano de Negócios:

  • Instrumento de apoio à tomada de decisão sobre investimentos;

  • Instrumento de avaliação econômica financeira da oportunidade bem como identificação de potencial de EBITDA e ROI;

  • Documento para captação de recursos financeiros;

  • Documento que detalhará a Estratégia, Operação, Processos, Regras de Negócio, Modelo de Gestão e Análise Econômica Financeira do empreendimento.

 

Etapa1 – Avaliação da atratividade da oportunidade

  1. O que é este Empreendimento e quem é o Empreendedor?  Descrição do Negócio e do Empreendedor;

  2. Como o mercado se comporta e como é o ambiente competitivo deste empreendimento?  Identificação das ameaças e oportunidades deste empreendimento, seus concorrentes e fornecedores, taxas de crescimento, barreiras de entrada e de saída;

  3. Quais os fatores-chave de sucesso neste mercado? Identificação dos fatores-chave das empresas que têm sucesso neste tipo de empreendimento

  4. Qual estratégia deve ser utilizada por um novo competidor entrante? Definição da estratégia de entrada de um novo competidor neste mercado com seus respectivos diferenciais competitivos e um plano de marketing identificando Posicionamento, Público-alvo (mercado), Portfólio de produtos, Política de preços, Publicidade e propaganda e Ponto de venda (canais de venda e distribuição);

  5. Qual a atratividade deste empreendimento? Diagnóstico de atratividade através de uma simulação de EBITDA e ROI

 

 

 

Etapa2 – Planejamento Estratégico, Desenho do Modelo de Gestão e Estudo de viabilidade Econômico/financeiro

 

1 - Elaboração do Planejamento Estratégico

  • Sugestão de local de instalação do empreendimento e sua características

  • Elaboração de um Plano de marketing definindo: mercado-alvo, portfólio de produtos, política de precificação, ações de comunicação e canais

  • Detalhamento em 5w2h dos Projetos Estratégicos de implantação do empreendimento

 

2 - Arquitetura de gestão

  • Identificação dos aspectos legais do empreendimento

  • Detalhamento dos processos de negócio

  • Definição das regras do negócio

  • Definição e descrição de um Organograma

  • Descrição das funções do organograma

 

3 - Detalhamento dos investimentos

  • Descrição detalhada de todos os investimentos necessários para a implantação do empreendimento bem como as fontes de captação de recursos em uma linha de tempo

 

4 - Estudo de viabilidade econômico-financeiro

  • Plano de investimentos na linha do tempo

  • Custos e Receitas de operação

  • Projeções econômico-financeiras mensais do primeiro ano

  • Avaliação econômico-financeira de 5 anos com um DRE (demonstrativo de Resultados) e Fluxo de Caixa

  • EBITDA anual

  • ROI

 

5 - Plano de Implantação

  • Cronograma de implantação do novo empreendimento

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