PLANO DE NEGÓCIOS
Se você pensa em expandir o seu negócio ou planeja empreender e montar a sua própria empresa o primeiro passo a ser dado é a elaboração de um Plano de Negócios.
Um plano de negócio serve para:
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Identificar o tamanho de um mercado, seus concorrentes, a forma que os clientes compram e quais são os problemas que eles querem resolver
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Quem são os concorrentes existentes no mercado e como eles atuam
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Quais os investimentos necessários
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Qual os processos operacionais e de gestão necessários para a empresa funcionar de forma eficaz
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A empresa é viável?
Objetivos do Plano de Negócios:
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Instrumento de apoio à tomada de decisão sobre investimentos;
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Instrumento de avaliação econômica financeira da oportunidade bem como identificação de potencial de EBITDA e ROI;
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Documento para captação de recursos financeiros;
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Documento que detalhará a Estratégia, Operação, Processos, Regras de Negócio, Modelo de Gestão e Análise Econômica Financeira do empreendimento.
Etapa1 – Avaliação da atratividade da oportunidade
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O que é este Empreendimento e quem é o Empreendedor? Descrição do Negócio e do Empreendedor;
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Como o mercado se comporta e como é o ambiente competitivo deste empreendimento? Identificação das ameaças e oportunidades deste empreendimento, seus concorrentes e fornecedores, taxas de crescimento, barreiras de entrada e de saída;
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Quais os fatores-chave de sucesso neste mercado? Identificação dos fatores-chave das empresas que têm sucesso neste tipo de empreendimento
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Qual estratégia deve ser utilizada por um novo competidor entrante? Definição da estratégia de entrada de um novo competidor neste mercado com seus respectivos diferenciais competitivos e um plano de marketing identificando Posicionamento, Público-alvo (mercado), Portfólio de produtos, Política de preços, Publicidade e propaganda e Ponto de venda (canais de venda e distribuição);
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Qual a atratividade deste empreendimento? Diagnóstico de atratividade através de uma simulação de EBITDA e ROI
Etapa2 – Planejamento Estratégico, Desenho do Modelo de Gestão e Estudo de viabilidade Econômico/financeiro
1 - Elaboração do Planejamento Estratégico
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Sugestão de local de instalação do empreendimento e sua características
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Elaboração de um Plano de marketing definindo: mercado-alvo, portfólio de produtos, política de precificação, ações de comunicação e canais
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Detalhamento em 5w2h dos Projetos Estratégicos de implantação do empreendimento
2 - Arquitetura de gestão
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Identificação dos aspectos legais do empreendimento
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Detalhamento dos processos de negócio
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Definição das regras do negócio
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Definição e descrição de um Organograma
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Descrição das funções do organograma
3 - Detalhamento dos investimentos
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Descrição detalhada de todos os investimentos necessários para a implantação do empreendimento bem como as fontes de captação de recursos em uma linha de tempo
4 - Estudo de viabilidade econômico-financeiro
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Plano de investimentos na linha do tempo
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Custos e Receitas de operação
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Projeções econômico-financeiras mensais do primeiro ano
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Avaliação econômico-financeira de 5 anos com um DRE (demonstrativo de Resultados) e Fluxo de Caixa
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EBITDA anual
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ROI
5 - Plano de Implantação
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Cronograma de implantação do novo empreendimento
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