Como definir metas?

Aprenda o conceito de Metas SMART.


SMART é um acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound, a meta S.M.A.R.T. é o nome dado a uma ferramenta que tem como objetivo, amparar todas as fases do plano de negócios de uma empresa, do planejamento à aplicação. As metas são definidas e construídas tendo como base cinco atributos específicos.


Cada uma das palavras representa uma etapa da técnica e todas são indispensáveis para o êxito da estratégia. Na sequência:


“S” - “Specific” (Específico)


Primeira regra da técnica S.M.A.R.T., os objetivos demarcados devem ser específicos, ou seja, eles devem ser claros e não podem permitir qualquer tipo de interpretação controversa.

Nessa fase, é importante esclarecer exatamente o motivo desse objetivo, seguido por quais são as pessoas envolvidas no projeto, as restrições para desenvolver o objetivo, quais são as demandas básicas para que ele possa ser colocado em prática e, por fim, o que está vinculado ao cumprimento dessa meta.


“M” - Measurable (Mensurável)


Mostra que é necessário determinar um indicador que irá contribuir para a organização atingir o objetivo pensado.

Como exemplo, para o aumento nas vendas, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os dez meses em cima dos produtos e serviços.


“A” – Achievable (Alcançável)


Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas o gestor precisa ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível.

Vale lembrar que uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e dedicação. Alcançar uma evolução de 100% em cinco meses pode ser complicado para as equipes e também para a empresa.


“R” – Relevant (Relevante)


O que permite entender que as metas precisam ser relevantes para a organização. Não é interessante criar metas que não façam sentido e que não venham a gerar evolução dentro da empresa.


“T” – Time (Tempo)


Fica a ideia de que para toda meta é preciso determinar um tempo de realização.

Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a sério da forma que deveria. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo.


Fonte: SLAC COACHING

  • w-facebook

© 2016 GROWUP.  Produzido por WBI On Life