Matriz de Benchmarking

Uma das ferramentas de análise de concorrentes é a comparação entre a minha empresa e a dos meus principais concorrentes, neste POST você aprederá como fazer isto.


ATRIBUTOS DE VALOR


A Análise de Benchmarking é construída a partir de uma reflexão sobre os atributos de valor que um potencial cliente considera no momento da escolha de um fornecedor antes da sua contratação.


Estes atributos de valor devem ser comparados entre os principais concorrentes de nossa empresa, desta forma conseguiremos facilmente identificar quais as nossas fortalezas e as nossas fraquezas comparadas com os nossos concorrentes. Como fazer isto?


Você pode trabalhar com entrevistas com Clientes e POtenciais Clientes para identificar estes atributos. O ideal é que você consiga colocar um peso para cada atributo.


Normalmente encontramos ao redor de 5 atributos principais que o cliente leva em consideração. Por exemplo: Qualidade do produto ou do serviço (é importante saber como ele avalia esta qualidade), Prazo de Entrega, Formas de pagamento, Preço, Tempo de Garantia, Rede de Assistência Técnica, Formação Técnica da equipe de atendimento, etc... cada caso é um caso e você deve descobrir o que realmente é importante para os seus clientes típicos.


Após ter a lista dos atributos de valor, você deve colocar em ordem de prioridade para o clientes dando pessos para cada atributo, a soma destes pesos devem ser igual 10.


Após ter esta tabela de atributos de valor com os resoectivos pesos, você deverá pesquisar novamento com os clientes para identificar como ele percebe cada concorrente do mercado em relação a cada um dos atributos atributos bem como a sua percepção em relação a sua empresa.


Feito isto você deve tabular tudo e terá uma tabela no formato seguinte:



A análise da tabela indicará para você quais os atributos de valor a sua empresa é superior aos seus concorrentes, em quais você está igual e que atributos você perde na concorrência.

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