top of page

MENTORIA DE NEGÓCIOS - O QUE É E PARA QUE SERVE?



Você que é empresário, empreendedor ou gestor, certamente já passou por vários momentos em que tinha que tomar uma decisão importante, mas não sabia em quem confiar para ter uma ajuda consistente.

Todos nós sabemos que no mundo dos negócios muitas vezes temos mais dúvidas do que certezas.

Para resolver esta angústia em tese temos dois caminhos: a contratação de um especialista no tema por meio de uma Consultoria ou a contratação de um Mentor de Negócios.

A diferença básica entre um Consultor e um Mentor é que o Consultor irá resolver o seu problema, mas não necessariamente o conhecimento ficará na empresa ou com o gestor que o contratou, o que poderá causar no futuro a necessidade de recontratar a consultoria se o problema e/ou dúvida ressurgir novamente.

O Mentor de Negócios vai por um caminho diverso: em conjunto com o seu Mentorado, durante em média de 8 encontros de mentoria, as respostas irão sendo elaboradas por meio da experiência do Mentor e do Mentorado e de ferramentas de mentoria. Ao final do processo de mentoria, são atingidos dois grandes objetivos: as dúvidas do Mentorado são respondidas, com o consequente crescimento e amadurecimento do Mentorado nos temas trabalhados pelo Mentor.

Os temas a serem trabalhados num processo de mentoria de negócios são os mais variados possíveis: Estratégia de Negócios, Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Finanças e Economia, Plano de Negócios, Tecnologia, ou seja: qualquer tema relacionado com gestão empresarial e empreendedorismo.

Fica óbvio que para a escolha de um Mentor o Mentorado deve preferencialmente identificar um profissional generalista e com muita experiência em gestão de forma a ter um processo de mentoria consistente.

Em casos muito específicos o Mentorado poderá escolher por contratar um Mentor especialista na área que deseja trabalhar, mas atenção: há um risco do processo de mentoria se transformar em um processo de consultoria, onde o problema é resolvido, mas o crescimento e amadurecimento do Mentorado acaba por não acontecer.

Mas durante um processo de mentoria é possível que seja identificada como solução de um problema do Mentorado que o melhor caminho é a contratação de uma consultoria. Nestes casos, e já me aconteceu em mais de um processo de mentoria do meu mentorado ficar com um tema de casa: 1 - identificar de forma bastante clara o escopo de contratação de uma consultoria e 2 - Identificar Consultores experientes no escopo desejado. Ao final do processo de mentoria o Mentorado disparou a contratação da consultoria necessária.

Quere saber mais sobre Mentoria ou agendar uma primeira sessão sem nenhum compromisso faça contato conosco pelo link https://www.gup.com.br/contato ou pelo Whatsapp (51)999 520 944


RENAN CHAGAS - MENTOR - LINKEDIN www.linkedin.com/in/rchagas


228 visualizações0 comentário
bottom of page