PESTEL - Análise de Macroambiente

Um passo importante no Planejamento Estratégico é conhecer profundamente o macroambiente de negócios para identificarmos as ameaças e oportunidades de mercado.

Uma das ferramentas para conseguirmos fazer de forma eficaz estas análises é a Análise PESTEL, vamos conhecer neste POSt como usar esta ferramenta no desenho de cenários.

A Análise PESTEL é uma ferramenta usada por gestores, profissionais de marketing e empresários para ter uma visão de diversos ângulos do ambiente externo à empresa. Esta ferramenta tem o objetivo de identificar fatores que possam impactar positivamente (Oportunidades) ou negativamente (Ameaças) no negócio de forma direta ou indireta . Ela é fundamental para a elaboração da matriz SWOT durante o desenvolvimento de um planejamento estratégico.


O que analisar em cada um dos fatores?


1 - Fatores políticos (POLITICAL)


A situação política de um país tem grande influência sobre os negócios. Para se ter uma idéia, em momentos turbulentos no Brasil, como o período de eleições ou de decisões governamentais importantes, é comum que a cotação do dólar sofra grande variação, interferindo em diversos setores do mercado.

Outro exemplo está na área dos serviços digitais, em que uma solução inovadora faz tanto sucesso que consegue atingir uma parcela considerável da população. Dependendo dos interesses dos legisladores, pode ser que eles votem leis para regular esse serviço. O mesmo vale para a criação de normas relacionadas à saúde, comércio, segurança etc.


2- Fatores econômico (ECONOMIC)


É válido destacar que o cenário econômico tem um vínculo muito forte com questões políticas, portanto, é preciso analisar fatores relevantes para o país como um todo, como:

  • inflação;

  • taxa de desemprego;

  • taxa de juros;

  • sinais de crise econômica;

  • situação da dívida externa;

  • decisões do Banco Central.

Além disso, temos que observar tendências e movimentos que dizem respeito diretamente ao setor em que empresa atua. Isso envolve os preços das matérias-primas, a demanda do mercado por soluções que tenham alguma relação com o que o negócio oferece, a existência ou não de parceiros comerciais, entre outros.


3 - Fatores sociais (SOCIAL)


Para os fatores sociais, é preciso levar em conta características como demografia, cultura e até mesmo saúde. Devemos considerar também métricas que nos mostrem dados sobre o comportamento do consumidor.

As informações abaixo, por exemplo, são essenciais para entender se o ambiente social em questão em aspectos compatíveis com o seu público-alvo ou não:


  • faixa etária que compõe a maior parte da população;

  • classe social dominante em determinada região;

  • a importância da cultura para determinado mercado;

  • expectativa de vida das pessoas.

Em conjunto com esses dados, pesquisas que ajudem a entender melhor os hábitos de compra dos seus clientes e aqueles em potencial são meios bastante pertinentes de compreender o contexto social do qual a empresa faz parte.


4 - Fatores tecnológicos (TECHNOLOGICAL)


A tecnologia tem um potencial transformador enorme, sendo responsável por quebrar indústrias inteiras ou fazer um pequeno negócio decolar e conquistar milhares (ou até milhões) de clientes. Por esse motivo, se atualizar em relação às tendências tecnológicas é obrigação de toda empresa que deseja se manter competitiva.

Sendo assim, procure conhecer o que há de novo nesse mundo. Pode ser que exista uma solução capaz de multiplicar a produtividade do seu negócio ou mesmo uma novidade implementada por um concorrente com possibilidades reais de interferir negativamente nas suas operações.


5 - Fatores ecológicos (ENVIRONMENTAL)


Os fatores ecológicos se relacionam principalmente com o meio ambiente. Logo, uma análise adequada aqui busca responder às seguintes perguntas:

Existe um problema ambiental que a sua empresa pode ajudar a resolver e receber por isso?

As atividades da sua empresa prejudicam o meio ambiente de alguma forma?

Existem problemas ambientais que podem interferir nas suas operações (desastres naturais, poluição, temperaturas muito altas ou muito baixas etc.)?

Tenha em mente que a localização geográfica e as condições meteorológicas ao longo do ano também podem afetar a empresa, dependendo do seu negócio.


6 - Fatores legais (LEGAL)


Legislação trabalhista, direito do consumidor, segurança no trabalho e acordos de comércio exterior; todos esses são exemplos de fatores legais que as empresas devem conhecer e seguir conforme a lei determina.

Sem o conhecimento adequado das leis do país — ou dos países, para empresas que trabalham com o mercado internacional —, o negócio poderá sofrer as consequências. Em casos mais graves, é possível que ele precise lidar com penalidades que o obriguem a encerrar as atividades ou ter que conviver com uma mancha na sua imagem porque cometeu alguma transgressão (mesmo que sem a intenção).


Como utilizar essa ferramenta?


Para fazer a análise PESTEL, é interessante utilizar uma planilha indicando todas as seis categorias que vimos acima. Para cada uma, liste em torno de 10 fatores, desde que eles sejam de fato representativos para a sua empresa e que reflitam a situação atual do mercado.


Além disso, monte uma equipe da empresa e se possível chame especialistas de cada área para para elaborar esse documento em conjunto. Por mais que seja possível fazê-lo individualmente, listar os fatores em grupo ajuda a trazer pontos de vista diferentes sobre a situação do ambiente externo à empresa e evita o viés possivelmente causado por uma única visão.


A análise PESTEL é, portanto, um excelente método para empresas que queiram desenvolver um novo planejamento ou reformular uma estratégia já em andamento. Ele certamente trará mais clareza para as decisões e será uma peça-chave para direcionar o sucesso do negócio.


Fonte: Fundação Dom Cabral


PESTEL é uma das várias ferramentas que a GrowUp utiliza na sua metodologia de Planejamento Estratégico.


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