Visão de futuro, como definir a de sua empresa?

Diz uma famosa frase do escritor inglês, Lewis Carroll – “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.”


E este conceito se aplica também ao contexto das organizações, pois, sem uma perspectiva clara de seus propósitos para o futuro, um negócio pode até dar alguns passos, mas dificilmente conseguirá ser bem-sucedido em seu mercado. Neste sentido, os exemplos de Visão de uma empresa são provas de sua importância, pois mostram que é justamente isso o que dá o direcionamento que precisam para traçar suas estratégias e atingir suas metas e objetivos conforme o planejado.


Para isso, um dos preceitos bases de toda organização seja ela pequena, média ou de grande porte é a definição de seus três pilares empresariais, que são respectivamente: Missão, Visão e Valores.


Não sei se já parou para observar, mas a grande maioria das empresas das quais somos clientes têm estes orientadores organizacionais em suas sedes, lojas ou mesmo sites. Contudo, nem sempre elas colocam em prática aquilo que pregam; o que, em alguns casos, faz com que estas que deveriam ser as suas bases, acabem se tornando mera formalidade.

Definição de Visão


Missão, visão e valores são pressupostos indispensáveis à construção da cultura organizacional de toda e qualquer empresa. E exatamente porque são complementares devem ser vislumbrados em conjunto. Assim, para que entenda o papel destes elementos dentro da organização é fundamental conceituarmos cada um:


Missão – é a razão de existir de uma organização, ou seja, o porquê de ela ter sido criada. Na prática, seu propósito de existir é o que, no dia a dia, dá verdadeiro sentido ao trabalho da equipe e guia suas ações nesta direção.


Visão – mostra aonde a empresa quer chegar e traz seus objetivos de longo prazo. É também o que orienta suas ações e aspirações para o futuro.  Motiva os colaboradores e líderes a irem além e ajudar a empresa a conquistar grandes realizações e deve ser uma meta palpável e realista.


Valores – representam as crenças e comportamentos que a organização acredita, defende, prega e valoriza e sua motivação para ser o que é e fazer o que faz. Aqui no IBC, por exemplo, temos como um de nossos principais valores a Humanidade.


Estas ideias, quando bem executadas, acabam se tornando como o ar que nós respiramos dentro da empresa: apesar de invisível, estão sempre presentes em todas as ações dos líderes e dos seus funcionários. Ou seja, num local onde a cultura organizacional se baseia em princípios, tudo aquilo que a instituição acredita, defende, ambiciona e prega é diretamente pautado por este trio poderoso.

Por isso, estes conceitos não devem ser apenas uma convenção empresarial, ou seja, o empresário ou empreendedor não deve apenas tê-los por uma obrigação, para afixar nas paredes da empresa ou colocar em seus materiais de divulgação. Na realidade, deve usar este importante tripé, que representa a essência do seu negócio, para balizar suas ações, decisões e as estratégias que aplicará no crescimento contínuo do seu empreendimento.


A Importância da Visão de uma Empresa


A visão é essencial para guiar todas as ações da organização. Está diretamente relacionada às seu planejamento estratégico e ao alcance efetivo de suas metas no futuro. Representa o começo de tudo, pois é aquele insight inicial que leva a empresa a querer conquistar grandes realizações e a se empenhar cada dia mais por isso. Em resumo, é o que a leva do ponto A ao ponto B.


Ser a número um do seu mercado; conquistar espaço internacional por meio da inovação; ter sedes em todas as capitais do país; ser reconhecida mundialmente como uma empresa pioneira em seu setor; estar sempre à frente dos demais: são alguns exemplos de visões empresariais.  Logo, a visão leva a ação e a ação planejada, objetiva, focada e bem estruturada traz resultados extraordinários.


Além disso, a visão de uma empresa também representa:

  • Uma perspectiva das oportunidades que aquele negócio pode e deseja aproveitar no futuro; O direcionamento sobre aonde à organização quer chegar;

  • O posicionamento público da empresa sobre a meta principal do seu empreendimento;

  • O ponto inicial do planejamento estratégico da organização e o que vai direcionar suas ações em longo prazo conforme a visão;

  • As principais características que a diferenciarão das demais futuramente e o que ela agregará de valor à vida dos seus funcionários e clientes;

  • Algo que pode ser revisto de acordo com as projeções de crescimento da empresa e que pode ser alterado conforme seu momento, ameaças e possibilidades.

Portanto, a visão faz com que todos aqueles que compõem a organização tenham um propósito em comum e que por meio do seu trabalho contribuam para a realização concreta dele.


Logo, se a intenção é que um negócio seja o maior em seu ramo, por exemplo, a equipe deve estar sintonizada com este ideal e trabalhar efetivamente para o alcance desta meta.


Sabendo um pouco melhor sobre o que é a visão de uma empresa, já parou para pensar em qual seria a do seu negócio? Pergunto isso porque por mais que esta informação não esteja 100% clara para todos que estão começando ou já iniciaram uma ideia, acredito que todo empreendedor tem uma visão do que gostaria que o seu empreendimento se tornasse dali a alguns meses ou anos de trabalho, dedicação, foco e investimento.


Inicialmente pode ser se tornar o maior do bairro ou da cidade em seu segmento de atuação, depois do Estado e, porque não do seu país. O que eu quero dizer com este exemplo é que a visão é algo totalmente mutável; pode mudar sem problemas, se expandir à medida que o negócio cresce e ir evoluindo com ele também.


Do mesmo modo, se as condições do mercado não estiverem as mais favoráveis, elas podem ser repensadas e adaptadas ao momento atual da economia, política ou setor, como muitas empresas brasileiras tiveram que fazer durante a recessão pela qual o Brasil passou nos últimos anos. Neste sentido, é muito importante que o empresário tenha inteligência estratégica para identificar os dois momentos e tanto saber quando é hora de recuar como de partir para cima com a sua empresa.


Exemplos de Visão de uma Empresa


Confira abaixo alguns exemplos de visão de empresas famosas, dos mais diferentes campos de atuação, e inspire-se a formatar também a visão de futuro do seu negócio seja ele de qual ramo for. Este passo é muito importante e guiará todas as demais ações da sua empresa.

Confira e veja como uma visão de uma empresa pode ser poderosa:


Instituto Brasileiro de Coaching – IBC

Visão – “Ser a maior Escola de Coaching do Mundo.”.


Disney

Visão – “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.”.


Coca-Cola

Visão – “Matar a sede do mundo.”.


Petrobrás

Visão 2030 – “Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.”.


Kopenhagen

Visão – “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.”.


Duratex

Visão – “Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.”.


Embraer

Visão – “A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados: aero​náutico e de defesa e segurança, sendo líder nos seus segmentos de atuação e reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial.”.


PepsiCo

Visão – “A responsabilidade da PepsiCo é melhorar continuamente os aspectos ambientais, sociais e econômicos das comunidades onde operamos, criando um amanhã melhor que hoje. Colocamos a nossa visão em prática por meio de programas e foco em gestão ambiental, atividades que beneficiam a sociedade e compromisso de construir valor para o acionista ao fazer da PepsiCo uma empresa verdadeiramente sustentável.”.


Cacau Show

Visão – Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.”.


Gerdau

Visão – “Ser global e referência nos negócios em que atua.”.


Foster

Visão – “Ser referência em Tecnologia e Publicidade Web na América Latina, reconhecida pela qualidade e inovação na prestação de serviços.”.


O Boticário

Visão – “Ser a empresa que melhor atende e satisfaz as necessidades de produto, serviço e autorrealização de seus clientes.”.


Brasil Cacau

Visão – “Ser uma marca com espírito de liderança, que promete um forte e arrojado crescimento para atender com originalidade e de forma democrática todos os brasileiros, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis.”.


Apple

Visão – “Mudar o mundo através da tecnologia.”.


Arcor

Visão – “Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.”.


BNDES

Visão – “Ser o Banco do Desenvolvimento do Brasil, instituição de excelência, inovadora e proativa ante os desafios da nossa sociedade.”.


Mercedes Benz

Visão – “Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos.”.


Grupo Pão de Açúcar

Visão – “O GPA almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.”.


Seara

Visão – “Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”.


Como Transformar a Visão da Empresa Realidade

Para Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing de todos os tempos – “Visão é uma espécie de “sonho impossível” que fornece à empresa direcionamento para os próximos 10 ou 20 anos.” Portanto, para que seu negócio possa prosperar é importante que você realmente acredite nele, olhe para frente e defina com clareza o que deseja conquistar futuramente.


Pode ser que muitas coisas mudem neste período e que você precise alterar a rota ou mesmo as suas estratégias empresariais. Contudo, sabendo de fato aonde você pode e deseja chegar fica muito mais fácil trilhar um caminho e ser bem-sucedido nesta empreitada. Inspire-se e escolha um exemplo de visão de empresas famosas que eu citei acima, ou mesmo vários, e busque formatar a sua própria ideia de negócio ideal com metas e prazos objetivos.


Talvez esta visão seja ser a maior e melhor empresa do segmento do seu bairro ou mesmo da sua cidade, não importa o tamanho do seu sonho, pois se você verdadeiramente acredita e trabalha com afinco, paixão, foco e dedicação e inteligência estratégica nada te impedirá de conquistar o mundo. Reflita sobre isso, observe suas oportunidades e conecte-se ao seu propósito empresarial.


Gostou do texto? Quer conhecer mais a GrowUp e como ela pode ajudar a sua empresano seu projeto de crescimento e aumento de resultados? Faça contato conosco!


  • w-facebook

© 2016 GROWUP.  Produzido por WBI On Life